O idioma da maior potência econômica da União Europeia, a Alemanha.
Como primeira ou segunda língua de aproximadamente 125 milhões de pessoas, o alemão é um dos idiomas mais significativos do mundo. O Alemão é a língua oficial de sete países da União Européia: Alemanha, Áustria, parte da Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo, parte da França (Strasbourg, Colmar e Mulhouse) e Bélgica. Um entre três europeus fala alemão como língua materna ou estrangeira. Além disso, aproximadamente 17 milhões pessoas estudam o alemão.
atualmente.
No Brasil, calcula-se que cinco milhões de pessoas tenham origem alemã; 1,5 milhão fala alemão (Censo de 2000).
Fácil aprendizado
Nos dias de hoje, em que o inglês já é obrigatório, o domínio de uma segunda língua estrangeira é um diferencial na disputa por uma vaga no mercado de trabalho nacional e também numa carreira no mundo corporativo internacional.
A Alemanha é a maior economia da União Européia e a quarta economia do mundo. O país é uma das três maiores nações exportadoras e importadoras do mundo e sedia inúmeros empreendimentos internacionais. No Brasil, por sua vez, encontramos um grande número de empresas alemãs: há cerca de 1.200 empresas de capital alemão, entre as quais nomes conhecidos como Bayer, BASF, Siemens, Daimler, Volkswagen, Henkel e Thyssen-Krupp.
Por que eu, Valéria Christ, resolvi estudar a língua Alemã?
Sempre gostei de aprender idiomas e, como já tinha alguma noção da Língua Alemã, o dialeto hunsrückisch, falado pelos descententes de imigrantes em muitas regiões no Sul do Brasil, resolvi estudá-la com maior aprofundamento e dedicação. Cursei 5 anos de Alemão pela UFRGS e até o nivel avançado no Goethe-Institut. Tive o privilégio de conseguir uma bolsa para cursar pós-graduação na Alemanha pelo DAAD.
Alemão é um idioma diferente, que pertence à família das línguas indo-europeias, bem diferente do português de origem latina, mas igualmente importante no que tange à tecnologia e à cultura.
Quando visitei inúmeras cidades alemãs e outras da França, da Suiça, da Austria e da Itália, percebi a importância do intercâmbio para o bom aprendizado de uma língua estrangeira.
Bis Bald!
Valéria Christ